terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Caçarola Italiana ;-) hummmm delicia

Domingo eu me acordei com a maior vontade de comer uma comidinha que fazia anos que não saboreava. Mas tinha festinha de criança para ir e ainda comprinhas com maridão a tarde. Guardei a vontade, até a hora de voltar. Mas na volta... foi só neném dormi para eu colocar a mão na massa. Quem aqui já ouviu falar em Caçarola Italiana diga eu :-) Este prato super saboroso é bem parecido com um bombocado, mas a grande diferença é que leva um toque especial de queijinho coalho, manteiga ou mesmo parmesão que faz toda diferença. Só de pensar já fico salivando. Ohhhh Gordo não tem jeito mesmo, né não?

Fazendo valer a minha fama de comilona corri para cozinha e preparei essa receitinha linda pra vcs. Esta listinha de ingrediente foi devidamente retirada do livro de receitas da minha voinha, isto mesmo avó. Tem, pelo menos, 50 anos. Umas duas gerações, tranquilamente.
Agora compartilho com vocês esta presente que ganhei da minha família materna.

- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de leite
- 5 gemas
- 5 claras em neve
- 2 xícaras de coco ralado. Eu uso prioritariamente o natural, mas quando não tem vai o de pacotinho mesmo. Neste caso coloco dois pacotes de 100 gramas.
- 1 xícara (chá) de queijo coalho ou manteiga picadinho. Quando não tem eu coloco parmesão ralado de pacotinho mesmo
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar

Em um liquidificador, bater as gemas, o açúcar e o leite. Em uma tigela, misturar o restante dos ingredientes e as claras batidas em neve. Acrescentar a mistura do liquidificador em uma tigela e misturar levemente. Coloca em um forma untada com margarina e povilhada com trigo. Assa por uns 35 minutos. Faz o teste do palitinho limpo e pronto.

Agora é só se lambuzar de tanto comer.

PS: Enquanto meu sobrinho não voltar de viagem vou ficar devendo fotinhos por aqui. Sem máquina fica dificil, né? Mas depois eu compenso, tá?